A indústria é um dos motores históricos do desenvolvimento econômico do Brasil. Porém, sua construção sempre ocorreu às custas da invisibilização das mulheres, em especial das trabalhadoras metalúrgicas, que enfrentaram desigualdades e exclusão dos espaços de decisão.
Com a pauta da neoindustrialização e reindustrialização no centro da agenda nacional, é urgente garantir que esse novo ciclo seja diferente: não haverá futuro industrial sem igualdade salarial, trabalho decente e empoderamento feminino.
Esta conferência surge para reafirmar que as trabalhadoras metalúrgicas não são apenas parte da força produtiva: elas são protagonistas na construção de uma indústria moderna, inclusiva e justa. Discutiremos como políticas públicas podem assegurar:
• Trabalho decente e igualdade salarial como princípios inegociáveis;
• Autonomia e empoderamento das mulheres como pilares para reduzir desigualdades históricas;
• Participação das trabalhadoras nas decisões estratégicas sobre a indústria, garantindo que suas vozes orientem esse novo ciclo de desenvolvimento.
Quando mulheres conquistam autonomia econômica e trabalho digno, toda a sociedade avança. Ao forjar um futuro industrial com igualdade, reafirmamos que não há desenvolvimento verdadeiro sem as mulheres nos espaços de produção, poder e decisão.
Se inscreve no link e vem com a gente, na Conferência Livre da FETIM-Bahia iremos juntas debater como políticas públicas podem assegurar nossos direitos e conquistas!
Link de inscrição: https://forms.gle/rBCKBMeDkfhrqdtA6