O Ministério da Saúde lançou a campanha para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, na terça, 01. A Campanha é fruto de mais um Outubro Rosa e tem como tema Mlulher: seu corpo, sua vida.
Após o câncer de pele, o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Antes dos 35 anos, o câncer de mama é um tanto incomum, mas, acima desta idade, a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres para o Brasil. Os hábitos de vida saudáveis podem evitar cerca de 17% dos casos, conforme afirma o Ministério da Saúde.
Principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países, o câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama. Com 17 mil novos casos por ano, nos anos de 2023 a 2025, este é o terceiro tumor mais incidente na população feminina.
“É fundamental mantermos o nosso acompanhamento de saúde em dia. Essa é a melhor maneira de prevenir o câncer e outras enfermidade”, afirma a ministra Nísia Trindade. A ministra ainda explica que é preciso que a mulher conheça seu corpo para conseguir identificar quando algo não está certo e buscar atendimento. Clique aqui e conheça a Campanha Mulher: seu corpo sua vida.
Com informações e imagens do Ministério da Saúde