Os trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos que compareceram nas Assembleias simultâneas, que aconteceram nas bases sindicais da categoria, na última quinta, 16, aprovaram a pauta de reivindicações para a Data Base 2024.
Os pontos aprovados na pauta foram debatidos entre representantes sindicais e trabalhadores, nas assembleias e será encaminhada ao Sindicato Patronal, para que se iniciem as negociações da Campanha Salarial 2024, da categoria, no Estado.
Apesar da crise na qual passa a indústria metalúrgica na Bahia, os trabalhadores não pagarão a conta e as empresas instaladas não podem crescer seus lucros aumentando a exploração e precarizando o emprego. A luta pelo ganho real, pela elevação do piso da categoria e avançar nos direitos são bandeiras que os trabalhadores irão perseguir. Segue principais reivindicações aprovadas pelos trabalhadores.
- REAJUSTE SALARIAL – 10% (dez por cento) sobre os salários
- TRIÊNIO / QUINQUÊNIO
- AUXILIO CRECHE
- AUXILIO ASSISTENCIAL AO FILHO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
- CESTA BÁSICA
- ADICIONAL NOTURNO
- PROGRAMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS – PPR - ACORDO especifico em Programa de Participação em Resultados – PPR, conforme Lei 10.101/2000 alterada pela 12.832/2013.
- PROTEÇÃO DO TRABALHADOR EGRESSO DO INSS
- DELEGADO SINDICAL – Desde que não tenham dirigente sindical eleito.
- PLANO DE SAÚDE – Para titulares e dependentes
- GARANTIAS CONTRA O ASSEDIO E/OU DISCRIMINAÇÃO
- AVISO PRÉVIO – Para todos os níveis de contratos
- HOMOLOGAÇÕES – Realizadas pelos sindicatos
- EQUIDADE DE GÊNERO E DE RAÇA.
- ULTRATIVIDADE
- FÓRUM PELA REINDUSTRIALIZAÇÃO DO PARQUE METALÚRGICO DO ESTADO DA BAHIA – Constituição de um grupo de trabalho permanente entre trabalhadores, patrões e o Estado.
- MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLAUSULAS DA CCT 2023/2024.